DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS E AS QUESTÕES BIOPSICOSSOCIAIS

DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS E AS QUESTÕES BIOPSICOSSOCIAIS

DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS E AS QUESTÕES BIOPSICOSSOCIAIS

  • Autor(es):
  • Modelo:DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS E AS QUESTÕES BIOPSICOSSOCIAIS
  • Disponibilidade:Em estoque
  • R$99,00

É com imensa satisfação que apresentamos a primeira coletânea de textos relacionados à pesquisa desenvolvida por acadêmicos e egressos dos cursos de graduação de Psicologia e Radiologia da Unigran Capital, Campo Grande/MS. A intenção deste livro é possibilitar aos leitores a chance de conhecer temas contemporâneos que têm sido desafios para a população e profissionais da saúde. Cabe ressaltar que esta obra é relevante e contribui para o aprendizado, reconhecimento e humanização, buscando responsabilizar e orientar cada profissional nas respectivas áreas de atuação.

Nesta obra buscamos organizar temas discrepantes, que tratam das questões biopsicossociais envolvendo diferentes atores. Os temas selecionados destacam cuidados paliativos de pacientes com neoplasia (câncer) em que o tratamento curativo já não é possível, mas com a possibilidade do tratamento paliativo preservando a qualidade de vida e a dignidade da pessoa humana. Ainda no mesmo raciocínio, descrevemos sobre a criança com diagnóstico de Leucemia, um tipo de câncer que causa impacto e desestabilização na família. Neste sentido a leitura traz conhecimentos sobre a contribuição do Psicólogo no acompanhamento, tratamento e fase terminal. Sobretudo a coletânea discorre ainda sobre as questões da resiliência, buscando uma ponderação, ou seja, o equilíbrio nas questões psicossomáticas.

Nesta edição, buscamos correlacionar a contribuição da Radiologia nos diagnósticos e tratamentos das doenças, assim o leitor poderá compreender de forma clara as competências do Tecnólogo em Radiologia na equipe multi e interdisciplinar. Evidenciando sua contribuição nos procedimentos radiológicos e a condução ética durante a realização de exames. Neste sentido o profissional das ciências radiológicas é o ator principal nas demandas urgentes e emergentes que chegam aos serviços de saúde para o atendimento: clínico, ambulatorial, cirúrgico, forense etc. Descrevemos a contribuição do Tecnólogo em Radiologia nos procedimentos para diagnósticos e laudos periciais que caracterizam violência, causa da morte, tratamento curativo com doses de radiação ionizante, materiais radioativos e radioterapia.

Também nesta edição os leitores deparam com os desafios vivenciados pela população idosa, familiares, cuidadores e profissionais da saúde, tendo em vista que a tendência populacional é o envelhecimento, sabendo que é um processo natural e necessitamos de orientações sobre a qualidade de vida e humanização, compreendendo que todos os profissionais estão envolvidos para diagnóstico biopsicossocial.

Foi possível, na coletânea, destacar a mediação de conflitos no âmbito escolar, que tem como ator principal a fase inicial da adolescência. A leitura deste estudo poderá contribuir para outros trabalhos na capacitação de alunos como mediadores de conflitos nas escolas primárias. Tratamos aqui de conceitos de mães que têm filhos com Síndrome de Down, evidenciando que as mães precisam de qualidade de vida. Outro tema relevante descrito foi a Alienação Parental, caracterizando violência, falsas memórias e sofrimento psíquico na criança alienada.

Por fim, caracterizamos a psicodinâmica do trabalho, destacando a Síndrome de Burnout, uma doença causada pelo esgotamento físico e mental durante jornada de trabalho. Entendemos que esse capítulo vai corroborar não somente para a enfermagem, mas para os profissionais que atuam com estresse em todos os âmbitos laborais.

Esperamos que a leitura desta obra, que contempla os desafios contemporâneos e as questões biopsicossociais, escrita na versão original, propicie uma reflexão sobre o fazer profissional para a qualidade de vida e a busca de conhecimento plausível sobre as questões atuais que vêm consumindo profissionais, pacientes e população em geral em todas as fases do desenvolvimento humano.

Boa leitura!

Profa. Dra. Débora Teixeira da Cruz

Organizadora

Parametros Livraria
ISBN 978-85-411-1530-8
Acabamento Brochura
Edição
Páginas 388
Altura 21 cm
Largura 14 cm
Peso 450 g
Idioma Português
Cidade Monte Carlos
Estado RS

Escreva um comentário

Nota: HTML não suportado!
    Ruim           Bom