UM ESTUDO SOBRE O MOVIMENTO E A TRAJETÓRIA DO MÍSSIL BALÍSTICO INTERCONTINENTAL (ICBM)

UM ESTUDO SOBRE O MOVIMENTO E A TRAJETÓRIA DO MÍSSIL BALÍSTICO INTERCONTINENTAL (ICBM)

UM ESTUDO SOBRE O MOVIMENTO E A TRAJETÓRIA DO MÍSSIL BALÍSTICO INTERCONTINENTAL (ICBM)

  • Modelo: UM ESTUDO SOBRE O MOVIMENTO E A TRAJETÓRIA DO MÍSSIL
  • Autor(es): Otaviano de Almeida Júnior
  • Disponibilidade: Fora de estoque
  • R$109,90

  • Sem impostos: R$109,90

Míssil balístico é um engenho bélico lançado com o fim de alcançar um alvo, percorrendo uma trajetória entre dois pontos, inicial e final. A trajetória do míssil balístico é uma curva consistente em um segmento de elipse e se desenvolve parte na atmosfera terrestre e parte no vácuo. O primeiro trabalho importante sobre as secções cônicas foi desenvolvido pelo alexandrino-grego Apolônio de Perga (c.262-190 a.C.). Seu estudo sobre as tangentes de uma elipse é fundamental para se entender o movimento dos planetas e estrelas. As viagens espaciais se tornaram uma aplicação prática do trabalho de Apolônio; em sua homenagem, as missões de viagens à Lua receberam o nome de Apollo.

Na década de 20 do século passado, o físico americano Robert Goddard experimentou propelentes líquidos em um engenho que tinha a capacidade potencial de alcançar o espaço. Esses estudos foram acompanhados por uma sociedade alemã de foguetes, a VIR, cujos membros incluíam Wernher Von Braun, que culminou na criação do primeiro míssil balístico, a Vergeltung, V2, nas fases finais da Segunda Guerra Mundial.

O movimento do míssil balístico, durante sua trajetória, deve ser analisado em três fases distintas representadas por funções matemáticas que se harmonizam entre si, quais sejam: a) fase forçada, que se inicia na atmosfera terrestre durante a propulsão na subida, desde o arranque para vencer a inércia até atingir a velocidade inicial; b) fase de deslocamento livre, no vácuo, quando se inicia o movimento balístico, com velocidade inicial v0 e sob o efeito da força de atração gravitacional terrestre, variável com a altitude; c) fase de reentrada, sob o efeito da interação entre o campo gravitacional terrestre e a resistência do ar atmosférico.

Parametros Livraria
ISBN 978-85-411-1421-9
Acabamento Brochura
Edição
Ano 2018
Páginas 132
Altura 21 cm
Largura 14 cm
Peso 162 grs
Idioma Português
Cidade São Paulo
Estado SP

Não há comentários para este produto.

Escreva um comentário

Nota: HTML não suportado.
    Ruim           Bom

Etiquetas: Engenharia