PROJECT FINANCE NO BRASIL – FUNDAMENTOS E ESTUDO DE CASOS

PROJECT FINANCE NO BRASIL – FUNDAMENTOS E ESTUDO DE CASOS

PROJECT FINANCE NO BRASIL – FUNDAMENTOS E ESTUDO DE CASOS

  • Autor(es):
  • Modelo:PROJECT FINANCE NO BRASIL – FUNDAMENTOS E ESTUDO DE CASOS
  • Disponibilidade:Em estoque
  • R$135,00

Etiquetas: Finanças

Nesta 4ª edição temos a oportunidade de analisar o ciclo completo dos investimentos estruturados com as técnicas de Project Finance.

Em 2002, quando este livro foi lançado, concretizavam-se os primeiros financiamentos estruturados com auxílio da modelagem Project Finance, como a Ponte Rio-Niterói, a Nova Dutra, diversas usinas hidrelétricas, como Porto Primavera, Itá, Serra da Mesa, Machadinho, etc., casos incluídos já na primeira edição.

Hoje, na 4ª edição ocorrem as renegociações de tarifas, taxas, pedágios e, em muitos casos, as renovações destas mesmas concessões.

Adicionamos, na edição de 2018, dois capítulos, visando ampliar os entendimentos das renovações e renegociações, um deles cuidando dos aspectos financeiros, fluxo de caixa, taxas de retorno (TIR, VPL e ROIC), fluxo de caixa descontado e custo de capital-WACC. O outro é voltado aos aspectos legais que envolvem as cláusulas de equilíbrio econômico-financeiro.

 Ao segmentar e compartimentar o risco de um empreendimento, o Project Finance cria condições para que ele venha a ser financiado de maneira que os diversos participantes, empreendedores, bancos, seguradores, agências multilaterais, fornecedores e investidores, escolham a parcela de risco que lhes é mais afeita e recebam o retorno proporcional a este. Não é apenas uma evolução na forma de financiar, é um novo instrumento, do novo capitalismo.

Os 14 casos aqui analisados foram selecionados pelo seu pioneirismo e pelas contribuições que trouxeram à essa técnica, demonstrando onde está sendo aplicado o Project Finance no Brasil: financiando usinas hidrelétricas, como as de Itá, Machadinho, Serra da Mesa e Porto Primavera; concessões rodoviárias, como da Ponte Rio-Niterói, Dutra, Lagos, Rodonorte e AutoBan; campos petrolíferos, como o de Marlim e vários empreendimentos imobiliários, o Carbon Finance da Açucareira Vale do Rosário e a Linha 4 do Metrô de São Paulo.

Embora cada caso de Project Finance seja único, algumas das soluções utilizadas poderão contribuir na estruturação de novos empreendimentos e facilitar sua execução.

Minha contribuição, além de escrever o capítulo introdutório, foi de levar aos autores, Claudio A. Bonomi e Oscar Malvessi, o espírito profundamente prático que deveria ter este livro, objetivo plenamente atingido.

Aproveitem!

Alcides Lopes Tápias

Aplicação

Leitura relevante para executivos financeiros, consultores, advogados, banqueiros, securitários, investidores, profissionais nas áreas de finanças, economia, de mercado de capitais e estudiosos da matéria.

Leitura complementar para as disciplinas de Administração Financeira, Mercado Financeiro, de Capitais, aos cursos de Ciências Contábeis, Administração, Direito, Economia e aos cursos de especialização.

Parametros Livraria
ISBN 978-85-411-1445-5
Acabamento Brochura
Edição
Ano 2018
Páginas 480
Altura 24 cm
Largura 17 cm
Peso 765 grs
Idioma Português
Cidade São Paulo
Estado SP

Escreva um comentário

Nota: HTML não suportado!
    Ruim           Bom