TUDO SE EXPLICA, POUCO SE JUSTIFICA

TUDO SE EXPLICA, POUCO SE JUSTIFICA

TUDO SE EXPLICA, POUCO SE JUSTIFICA

  • Autor(es):
  • Modelo:TUDO SE EXPLICA, POUCO SE JUSTIFICA
  • Disponibilidade:Em estoque
  • R$40,00

Etiquetas: Sociologia

Tudo se explica e pouco se justifica pelo fato de que fenômenos causados pela natureza ou pela ação do homem ocorrem em todas as latitudes e longitudes deste mundo.

As explicações surgem no campo científico, mas também, em mitos e superstições e não são exclusivas de certas classes ou segmentos sociais e sim de todos eles.

Os fenômenos naturais são inevitáveis, mas podem ter consequências catastróficas para o ser humano e isto porque ele age com negligência, imprudência e imperícia, modificando inadvertidamente fatores sem as devidas cautelas.

Já os fenômenos sociais, os provocados pela interação entre os humanos, quase sempre têm como causa a ignorância e a subutilização da capacidade de se fazer uso do raciocínio lógico. Platão disse que “podemos facilmente perdoar uma criança que tem medo do escuro; a real tragédia da vida é quando o homem tem medo da luz”.

Não se pode autojustificar-se alegando ser vítima de injustiças e opressões e, a respeito disto, assim se expressou Jean-Paul Sartre: “O importante não é aquilo que fazem de nós, mas o que nós mesmos fazemos do que os outros fizeram de nós”.

Formação política, ideológica e consciência sobre diversidade não é uma banalidade e sim a forma de participar conscientemente da vida social. Não é simples opção, é obrigação, é a luz fora da caverna comentada por Platão.

Parametros Livraria
ISBN 978-85-411-1587-2
Acabamento Brochura
Edição
Ano 2019
Páginas 168
Altura 21 cm
Largura 14 cm
Peso 240 grs
Idioma Português
Cidade São Paulo
Estado SP

Escreva um comentário

Nota: HTML não suportado!
    Ruim           Bom