UM ESTUDO SOBRE O MOVIMENTO E A TRAJETÓRIA DO MÍSSIL BALÍSTICO INTERCONTINENTAL (ICBM)
UM ESTUDO SOBRE O MOVIMENTO E A TRAJETÓRIA DO MÍSSIL BALÍSTICO INTERCONTINENTAL (ICBM)
- Modelo: UM ESTUDO SOBRE O MOVIMENTO E A TRAJETÓRIA DO MÍSSIL
- Autor(es):
				 
								Otaviano de Almeida Júnior				 
 
- Disponibilidade: Fora de estoque
- 
              R$109,90
Míssil balístico é um engenho bélico lançado
com o fim de alcançar um alvo, percorrendo uma trajetória entre dois pontos,
inicial e final. A trajetória do míssil balístico é uma curva consistente em um
segmento de elipse e se desenvolve parte na atmosfera terrestre e parte no
vácuo. O primeiro trabalho importante sobre as secções cônicas foi desenvolvido
pelo alexandrino-grego Apolônio de Perga (c.262-190 a.C.). Seu estudo sobre as
tangentes de uma elipse é fundamental para se entender o movimento dos planetas
e estrelas. As viagens espaciais se tornaram uma aplicação prática do trabalho
de Apolônio; em sua homenagem, as missões de viagens à Lua receberam o nome de
Apollo.
Na década de 20 do século passado, o físico
americano Robert Goddard experimentou propelentes líquidos em um engenho que
tinha a capacidade potencial de alcançar o espaço. Esses estudos foram
acompanhados por uma sociedade alemã de foguetes, a VIR, cujos membros incluíam
Wernher Von Braun, que culminou na criação do primeiro míssil balístico, a
Vergeltung, V2, nas fases finais da Segunda Guerra Mundial.
O movimento do míssil balístico, durante sua
trajetória, deve ser analisado em três fases distintas representadas por
funções matemáticas que se harmonizam entre si, quais sejam: a) fase forçada,
que se inicia na atmosfera terrestre durante a propulsão na subida, desde o
arranque para vencer a inércia até atingir a velocidade inicial; b) fase de
deslocamento livre, no vácuo, quando se inicia o movimento balístico, com
velocidade inicial v0 e sob o efeito da força de atração gravitacional
terrestre, variável com a altitude; c) fase de reentrada, sob o efeito da
interação entre o campo gravitacional terrestre e a resistência do ar
atmosférico.
| Parametros Livraria | |
| ISBN | 978-85-411-1421-9 | 
| Acabamento | Brochura | 
| Edição | 1ª | 
| Ano | 2018 | 
| Páginas | 132 | 
| Altura | 21 cm | 
| Largura | 14 cm | 
| Peso | 162 grs | 
| Idioma | Português | 
| Cidade | São Paulo | 
| Estado | SP | 
Etiquetas: Engenharia
