AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS NA ESCOLA VERSUS BULLYING
AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS NA ESCOLA VERSUS BULLYING
- Modelo: AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS NA ESCOLA VERSUS BULLYING
- Autor(es):
Profª. Maria Benedita Gonçalves Araujo da Silva (Benê)
- Disponibilidade: Fora de estoque
-
R$30,00
- Sem impostos: R$30,00
O presente trabalho
tem o objetivo de esclarecer um fenômeno ainda pouco conhecido e muito presente
nas instituições educacionais: o bullying no ambiente escolar e as relações
interpessoais. Agressões entre alunos, físicas ou morais, que trazem
consequências sérias, tanto para quem as comete como para suas vítimas. Muitos
são os depoimentos que indicam fatos ocorridos no interior das instituições de
ensino, muitas vezes indiferentes para os profissionais da educação, mas que
podem trazer graves sequelas na vida dos jovens e das pessoas envolvidas.
Demonstrar que as instituições educacionais e a sociedade não podem se omitir
em relação ao bullying. Desta maneira, este estudo descritivo com abordagem
visou analisar as dificuldades enfrentadas pelas vítimas de bullying no
ambiente escolar. Utilizou-se como método de estudo a pesquisa bibliográfica
por meio de livros, pesquisa na internet, artigos em jornais e revistas. Finalizando,
procurou-se demonstrar a prevenção ao bullying, com exemplos de programas de
sucesso em prol das crianças, adolescentes e demais envolvidos no ambiente
escolar, em suas relações interpessoais. Neste trabalho está o resultado de uma
discussão sobre as relações interpessoais no ambiente escolar e o bullying, que
acabam por influenciar as relações de trabalho e de estudo neste ambiente e o
objetivo do mesmo é analisar os aspectos que podem favorecer um ambiente no
qual prevaleçam as relações interpessoais mais humanas e justas, privilegiando
o respeito à diversidade sociocultural de todos os envolvidos no processo
educacional que se relacionam direta ou indiretamente com o aluno. Muitas vezes
observa-se que o ambiente se torna frio, hostil e de difícil convívio,
geralmente isso é reflexo da falta de verificação dos problemas vivenciados
pelos alunos, professores e a comunidade escolar e da falta de comunicação, que
é um fator primordial para um bom relacionamento e positivas relações interpessoais.
O espaço da escola não é apenas um “continente”, um recipiente que abriga
alunos, livros, professores, um local em que se realizam atividades de
aprendizagem, mas é também um “conteúdo” ele mesmo é educativo.
Parametros Livraria | |
ISBN | 978-85-411-1428-8 |
Acabamento | Brochura |
Edição | 1ª |
Ano | 2018 |
Páginas | 96 |
Altura | 21cm |
Largura | 14cm |
Peso | 130grs |
Idioma | Português |
Cidade | São Paulo |
Estado | SP |