DEMOCRACIA NO BRASIL - FALÊNCIA DA REPRESENTAÇÃO PROPORCIONAL E O VOTO DISTRITAL

DEMOCRACIA NO BRASIL - FALÊNCIA DA REPRESENTAÇÃO PROPORCIONAL E O VOTO DISTRITAL

DEMOCRACIA NO BRASIL - FALÊNCIA DA REPRESENTAÇÃO PROPORCIONAL E O VOTO DISTRITAL

  • Modelo: DEMOCRACIA NO BRASIL
  • Disponibilidade: Em estoque
  • R$35,00

  • Sem impostos: R$35,00

Este livro procura analisar teoricamente a potencialidade da democracia brasileira. Vale-se de um recorte político-jurídico, apoiado no Direito Eleitoral, ramo autônomo do Direito Público encarregado de regulamentar os direitos políticos dos cidadãos e o processo eleitoral no Brasil.
Além disso, busca analisar o sistema eleitoral proporcional brasileiro, à luz da evolução democrática no país, que elege a maioria dos cargos do legislativo, e que vem sofrendo várias críticas de estudiosos e da opinião pública, sendo cogitados modelos para sua substituição, entre eles figura o sistema distrital, de modo que o texto analisa tais modelos.
Salienta-se a importância dessa discussão, uma vez que o sistema proporcional beira à falência, muito embora restem dúvidas se o voto distrital é o único caminho para o devido amadurecimento democrático.
Trata-se de um convite a manter viva a chama da democracia brasileira, principiada em 1985, com o fim dos governos militares e a abertura do processo de redemocratização.
Na medida em que ela vem sofrendo em seu cotidiano um gradual processo de desdemocratização com ameaças explícitas e constantes de ruptura institucional, é fundamental o estabelecimento de práticas políticas que fortaleçam a democracia e que possam suplantar de uma vez por todas os traços autoritários da ditadura militar que vigorou em nosso país.

Parametros Livraria
ISBN 9786558222095
Acabamento brochura
Edição 1
Ano 2022
Páginas 176
Altura 21
Largura 14
Peso 216 g
Idioma Português
Cidade São Paulo
Estado SP

Não há comentários para este produto.

Escreva um comentário

Nota: HTML não suportado.
    Ruim           Bom